Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
História e Cultura
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Buscar
Registrarse
Entrar
Buscar
Buscar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 4 Núm. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica
Vol. 4 Núm. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i2
Publicado:
2015-09-15
Número completo
PDF (Português (Brasil))
EDITORIAL
Editorial História e Cultura, v.4, n.2, 2015
Danilo Ávila, Davi Rocha, Diego Bispo, Elvis Diana, Fred Maciel, Monique Marques, William Funchal
1-2
PDF (Português (Brasil))
APRESENTAÇÃO
Apresentação do Dossiê Educação em perspectiva histórica
Felipe Ziotti Narita, Marcus Vinicius Cunha, Tatiane Silva
3-6
PDF (Português (Brasil))
ARTIGOS - DOSSIÊ
Memória, cultura histórica e ensino de história * Memory, historical culture, and the teaching of history in the contemporary world
Marcelo Abreu, Marcelo Rangel
7-24
PDF (Português (Brasil))
Formação histórica em alunos do ensino de jovens e adultos: uma abordagem em cognição histórica situada * Historical formation among students of youth and adults education: an approach in situated historical cognition
Livia Mauricio Scheiner
25-44
PDF (Português (Brasil))
Deveres e pós-deveres: reflexões sobre problemas de comportamento na escola * Duties and post-duties: reflections on behavior problems in school
Renato José Oliveira
45-64
PDF (Português (Brasil))
Aprendizado, encontro com amigos e trollação: os significados da escola para jovens estudantes das camadas médias * Learning, meeting with friends and having fun: the meanings of school for young students of the middle classes
Rosana da Silva Cuba
65-84
PDF (Português (Brasil))
As relações problemáticas da filosofia e educação * The problematic relationships of philosophy and education in Brasil: a philosophy of education exercise
Leoni Henning
85-99
PDF (Português (Brasil))
O inventário crítico das ausências: a produção historiográfica e as perspectivas para a história da educação na américa portuguesa * The critical list of absences: the historiographical production and perspectives for the history of education in portugues
Álvaro de Araujo Antunes
100-117
PDF (Português (Brasil))
Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts
Derick Casagrande Santiago
118-140
PDF (Português (Brasil))
O iluminismo e o primado da educação: as visões de António Nunes Ribeiro Sanches e do Marquês de Condorcet * The enlightenment and the primacy of education: the visions of António Nunes Ribeiro Sanches and Marquis de Condorcet
Patrícia M. S. Merlo, Guilherme Marchiori Assis
141-155
PDF (Português (Brasil))
Education and community consciousness among the muslims of British India * Educação e consciência de comunidade por entre os muçulmanos da Índia Britânica
Carimo Mohomed
156-175
PDF (English)
Fernando do Ó e a educação: conexões com o campo religioso de Santa Maria * Fernando do Ó and education: connection with the religious field of Santa Maria
Renan Mattos
176-197
PDF (Português (Brasil))
Papéis esquecidos: o cotidiano de uma instituição escolar através do relatório de atividade de 1941 * Forgotten papers: the everyday life of a school institution through activity report of 1941
Josineide Siqueira Santana
198-211
PDF (Português (Brasil))
O ensino de história e estudos sociais em John Dewey e Delgado de Carvalho * The teaching of history and social al studies on John Dewey and Delgado de Carvalho
Thiago Nascimento
212-236
PDF (Português (Brasil))
O departamento de Educação Física de São Paulo e a interiorização dos parques infantis: o caso de Ribeirão Preto * The department oh Physical Education of São Paulo and the interiorization of children playgrounds: the case of Ribeirão Preto
Sérgio César da Fonseca, Débora Menengotti Ferreira, Maria Beatriz Ribeiro Prandi
237-261
PDF (Português (Brasil))
História da educação de adultos no Brasil: algumas considerações histórico-pedagógicas * History of adult education in Brazil: some historical and educational considerations
Hilda Maria Gonçalves da Silva
262-276
PDF (Português (Brasil))
ARTIGOS - LIVRES
O Bispo e as greves no operariado no ABC, disputas e tensões entre a Igreja Católica e a Ditadura Militar * The Bishop and the workings class strikes in the ABC, disputes and tensions between the Catholic Church and the Military Dictatorship
Ney de Souza
277-301
PDF (Português (Brasil))
O café e a cidade: a evolução das atividades urbanas Ribeirão Preto, 1890-1933 * El café y la ciudad: la evolución de las actividades urbanas en Ribeirão Preto, 1890-1933
Luciana Suarez Lopes
302-318
PDF (Português (Brasil))
A “Questão Coimbrã” e a definição dos parâmetros para a problematização de Portugal pela geração de 70 (1865-1866) * The “Coimbra Controversy” and the establishment of parameters for problematize Portugal by the 1870’s generation (1865-1866)
Rômulo de Jesus Farias Brito
319-338
PDF (Português (Brasil))
Mocidade ajuizada: História e função literária no teatro realista de Alencar * Earnest youth: history and literary function in Alencar's realist plays
Rodrigo Soares de Cerqueira
339-363
PDF (Português (Brasil))
RESENHAS
BELO, André. História & livro e leitura. 2. Ed. 1. Reimp. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013. 116 p. (Coleção História &... Reflexões, 3).
Everton Vieira Barbosa
364-369
PDF (Português (Brasil))
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Desarrollado por
Open Journal Systems