Mocidade ajuizada: História e função literária no teatro realista de Alencar * Earnest youth: history and literary function in Alencar's realist plays

Autores

  • Rodrigo Soares de Cerqueira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i2.1498

Resumo

O artigo analisa a mudança da função literária do raisonneur sob um ponto de vista histórico. Metodologicamente, esse trabalho está assentado nas premissas desenvolvidas por Franco Moretti, para quem forma literária é a maneira segundo a qual a ficção lida com contradições históricas reais. Nesse sentido, defende-se que a mudança na caracterização do raisonneur no teatro realista de José de Alencar, que se torna mais jovem e urbanizado, busca apaziguar as ansiedades de uma vertente tradicional e agrária do conservadorismo brasileiro frente às transformações modernizantes das formas de vida em meados do século XIX.

 

Biografia do Autor

Rodrigo Soares de Cerqueira, Universidade de São Paulo

Doutor em Teoria e História Literária (IEL/Unicamp) — Pós-doutorando — Departamento de Sociologia — Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Bolsista Fapesp. Pesquisador visitante — Universidade da California, Davis. E-mail: drigocerqueira@gmail.com.

Downloads

Publicado

2015-09-15