O café e a cidade: a evolução das atividades urbanas Ribeirão Preto, 1890-1933 * El café y la ciudad: la evolución de las actividades urbanas en Ribeirão Preto, 1890-1933

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i2.1440

Resumo

O texto considera a evolução das atividades urbanas em Ribeirão Preto – comércio, indústria e prestação de serviços – no período 1890-1933. Nessa época, diversos fatores contribuíram para o crescimento da população economicamente ativa em Ribeirão Preto, sendo o principal deles o início da atividade cafeeira durante a década de 1860. A ferrovia foi igualmente importante, tornando mais eficiente a comunicação com as demais cidades e com o porto de Santos, facilitando o transporte de mercadorias, a diversificação e a especialização dos negócios estabelecidos. A ferrovia promoveu também a chegada dos imigrantes, contribuindo com o aumento da população economicamente ativa e também com a expansão das atividades urbanas. Para analisar esse movimento, foram utilizadas como fontes de dados: almanaques, censos e publicações da época, além de material iconográfico.

 

Biografia do Autor

Luciana Suarez Lopes, Departamento de Economia - FEA/USP

Professora do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, área de História Econômica.

Downloads

Publicado

2015-09-15