O inventário crítico das ausências: a produção historiográfica e as perspectivas para a história da educação na américa portuguesa * The critical list of absences: the historiographical production and perspectives for the history of education in portugues

Autores

  • Álvaro de Araujo Antunes Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i2.1387

Resumo

 O artigo apresenta um panorama crítico da produção sobre História da educação na América portuguesa. Discute as razões da escassez de trabalhos dedicados à História da educação na América portuguesa e apresenta algumas possibilidades abertas ao referido tema pela História cultural, com especial destaque para a História dos livros. A intenção é promover uma espécie de “suspensão na descrença” de se produzir estudos sobre a História da educação na América portuguesa face suas especificidades e suas relações com a História cultural.

Biografia do Autor

Álvaro de Araujo Antunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Pós-doutor pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Lisboa. Doutor pela Universidade de Campinas. Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto.  Nesta instituição é professor Adjunto III.

Downloads

Publicado

2015-09-15