DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO: IMPACTOS PROMOVIDOS PELA DIVISÃO SEXUAL NA INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DAS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Camyla Galeão de Azevedo Centro Universitário do Estado do Pará
  • Ney Maranhão Universidade Federal do Pará
  • Loiane Prado Verbicaro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v23i38.3115

Resumo

 O artigo objetiva analisar os impactos promovidos pela divisão sexual na inserção e permanência das mulheres no mercado de trabalho. Para realizar o estudo, analisou-se a gênese e o conceito de divisão sexual do trabalho, bem como dados estatísticos que demonstram desigualdades entre os gêneros, tudo a confirmar a hipótese de que a divisão sexual impacta diretamente na inserção e permanência das mulheres no mercado de trabalho a partir da produção de estereótipos de gênero, desigualdades de tempo e de renda. A pesquisa é qualitativa, eminentemente bibliográfica, tendo sido utilizado o método hipotético dedutivo.

Biografia do Autor

Camyla Galeão de Azevedo, Centro Universitário do Estado do Pará

Mestra em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Advogada.

Ney Maranhão, Universidade Federal do Pará

Professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (Mestrado e Doutorado). Doutor em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Universidade de São Paulo, com estágio de Doutorado-Sanduíche junto à Universidade de Massachusetts (Boston/EUA). Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela Universidade de Roma/La Sapienza (Itália). Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará. Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (Cadeira nº 30). Professor Coordenador do Grupo de Pesquisa Contemporaneidade e Trabalho – GPCONTRAB (UFPA/CNPQ). Professor convidado em diversas Escolas Judiciais de Tribunais Regionais do Trabalho. Juiz do Trabalho (TRT da 8ª Região/PA-AP).

Loiane Prado Verbicaro, Universidade Federal do Pará

professora Adjunta da Faculdade de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará - UFPA. Pós-Doutoranda em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo - USP. Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca - USAL (2014). Mestra em Direitos Fundamentais e Relações Sociais pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2006), com período de estudo na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2011). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará - suma cum laude - UFPA (2004). Graduada em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2019). É membro da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Líder do Grupo de Pesquisa - CNPq:Filosofia Prática: investigações em Política, Ética e Direito.

Downloads

Publicado

2021-04-24

Como Citar

DE AZEVEDO, C. G.; MARANHÃO, N.; VERBICARO, L. P. DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO: IMPACTOS PROMOVIDOS PELA DIVISÃO SEXUAL NA INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DAS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 23, n. 38, 2021. DOI: 10.22171/rej.v23i38.3115. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/3115. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINHA II Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.