A LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO NA CIDADE DE EXCEÇÃO: A ATUAÇÃO DO ESTADO FRENTE AOS RECENTES PROTESTOS POPULARES BRASILEIROS

Autores/as

  • Mariana Pinto Zoccal Faculdade de Direito de Franca
  • Clovis Alberto Volpe Filho Faculdade de Direito de Franca

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v20i31.1905

Resumen

Desde a eclosão dos protestos de Junho de 2013 uma série de manifestações populares fez-se constante no Brasil, explicitando o descontentamento da população para com os serviços públicos de transporte, educação e saúde, a conjuntura de inferno urbano evidenciada nos grandes centros urbanos e a interdição dos canais institucionais capazes de levar aos governantes as demandas populares. A partir do rompimento com o hiato então instaurado no exercício do direito de manifestação foi possível observar inúmeras práticas estatais no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tomadas no sentido de reprimir e criminalizar as manifestações populares. A presente pesquisa busca, portanto, analisar como se dá este processo de criminalização das manifestações orquestrado pelo Estado nas esferas do ato, do controle e da atuação judicial nos protestos. 

Biografía del autor/a

Mariana Pinto Zoccal, Faculdade de Direito de Franca

Graduanda do 5º ano de Direito na Faculdade de Direito de Franca; bolsista de Iniciação Científica durante o período 2014-2015 pelo PIBIC/CNPq.

Clovis Alberto Volpe Filho, Faculdade de Direito de Franca

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (2003), mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Franca (2005), especialização em Ciências Criminais pela Puc-Minas (2011) e MBA em Direito Empresarial pela FGV (2011). Atualmente é doutorando em Direito Constitucional pela Fadisp, advogado e professor da graduação da Fafram/Ituverava e da Faculdade de Direito de Franca. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal. Foi pesquisador/bolsista durante a graduação pela Fapesp, e durante o mestrado pesquisador/bolsista pela Capes.

Publicado

2017-06-13

Cómo citar

ZOCCAL, M. P.; VOLPE FILHO, C. A. A LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO NA CIDADE DE EXCEÇÃO: A ATUAÇÃO DO ESTADO FRENTE AOS RECENTES PROTESTOS POPULARES BRASILEIROS. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 20, n. 31, 2017. DOI: 10.22171/rej.v20i31.1905. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1905. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Nota: Este módulo requiere de la activación de, al menos, un módulo de estadísticas/informes. Si los módulos de estadísticas proporcionan más de una métrica, selecciona una métrica principal en la página de configuración del sitio y/o en las páginas de propiedades de la revista.