RESPONSABILIDADE HUMANA NA BUSCA DE RENDIMENTOS MENOS ATROZES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v23i37.2865

Resumen

Consiste em reflexões acerca de um imperativo enquadramento ético e social das condutas empresariais, notadamente sobre a perspectiva dos dirigentes, pessoas físicas que compõem e direcionam as metas e condutas das corporações, porquanto, não obstante a autonomia privada e a liberdade gerencial, compõem uma ordem social esteada na integral tutela humana, que inclusive lhes atinge. Mais especificamente, atém-se a um novo cenário em que a preocupação social, ética e moral sobreponha-se aos interesses individualistas e até irresponsáveis daqueles indivíduos que, atendo-se meramente à sua própria promoção institucional, ainda colocam em risco pessoas inocentes. Objetiva assim instituir algumas diretrizes à conjuntura almejada ao objetivo do alcance de melhores níveis de paz, segurança, equilíbrio e bem-estar social em prol da formatação de condições mais propícias ao usufruto de uma vida seguramente digna a todos. Utilizando o método dedutivo, com pesquisa bibliográfica, tem-se a conclusão de que, apesar da plausível evolução de certos institutos formais, ainda há intensa afronta à tutela da pessoa, o que fomenta a necessidade pelo desenvolvimento de cenários hábeis à formação de uma sociedade mais efetivamente humanizada.

Biografía del autor/a

Rodrigo Ichikawa Claro Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Ciências Jurídicas pela Unicesumar Maringá, tendo sido bolsista pelo PROSUP/CAPES. Mestrando em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-graduado em Direito Notarial e Registral, e em Direito Civil e Empresarial.

Ana Claudia Corrêa Zuin Mattos do Amaral, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP. Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2020-10-30

Cómo citar

SILVA, R. I. C.; DO AMARAL, A. C. C. Z. M. RESPONSABILIDADE HUMANA NA BUSCA DE RENDIMENTOS MENOS ATROZES. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 23, n. 37, 2020. DOI: 10.22171/rej.v23i37.2865. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/2865. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos