IMIGRANTES BOLIVIANAS EM SÃO PAULO: CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO

Autores/as

  • Vanessa Gomes Zanella Instituto de Relações Internacionais Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v19i29.1767

Resumen

O presente artigo tem como objetivo evidenciar as condições de vida e de trabalho de imigrantes bolivianas na cidade de São Paulo, estudando os fatores impulsionantes do movimento e atuais tendências das migrações internacionais no sul global e no Brasil, mas também, e principalmente, as particularidades da inserção social e laboral de mulheres bolivianas na sociedade paulistana, analisada a partir da perspectiva de gênero. Nota-se que a experiência migratória se dá de forma muito distinta entre mulheres e homens, e neste caso específico – de mulheres, indígenas e bolivianas – há uma sobreposição de desigualdades que as tornam particularmente vulneravéis, ainda mais em um contexto de ausência de uma politica migratória consistente. Assim, faz-se necessária uma reformulação do serviço público voltado a esta população, que seja mais inclusivo, ao mesmo tempo em que considere as particularidades deste grupo social.

Biografía del autor/a

Vanessa Gomes Zanella, Instituto de Relações Internacionais Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Bacharela em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, - UNESP, Campus de Franca. Mestra em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio. Possui pesquisa na área de Relações Internacionais com ênfase em migrações internacionais e questões de gênero na América Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração feminina, imigração na América Latina, trabalho, globalização e movimentos sociais.

Publicado

2016-05-19

Cómo citar

ZANELLA, V. G. IMIGRANTES BOLIVIANAS EM SÃO PAULO: CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 19, n. 29, 2016. DOI: 10.22171/rej.v19i29.1767. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1767. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos