DE EMPREGADOS A COLABORADORES: A INTROJEÇÃO DE VALORES INDIVIDUALISTAS COMO FATOR DESARTICULADOR DOS SINDICATOS

Authors

  • Renato de Almeira Oliveira Muçouçah Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v17i26.967

Abstract

O presente trabalho tem como escopo demonstrar como ao longo das últimas décadas os sindicatos perderam seu espaço como centro de discussão de interesses trabalhistas, deixando à empresa o desempenho deste papel. Este fenômeno ocorre em face da fragmentação dos interesses dos trabalhadores, cada vez mais focados em satisfazer seus interesses individuais. Nota-se, portanto, a empresa como o novo centro em que as discussões trabalhistas são avaliadas e discutidas, sempre sob a supervisão do empregador, numa lógica que denominamos como “neoinstitucionalista”, por se assemelhar a uma teoria das relações de emprego que deteve prestígio nas décadas de 1.930 e 1.940. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Renato de Almeira Oliveira Muçouçah, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre e Doutor em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Direito pela Unesp. Pesquisador da FAPESP em três oportunidades (iniciação científica, Mestrado e Doutorado). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Social "Cesarino Júnior"

Published

2014-06-25

How to Cite

MUÇOUÇAH, R. de A. O. DE EMPREGADOS A COLABORADORES: A INTROJEÇÃO DE VALORES INDIVIDUALISTAS COMO FATOR DESARTICULADOR DOS SINDICATOS. UNESP Journal of Legal Studies, Franca, v. 17, n. 26, 2014. DOI: 10.22171/rej.v17i26.967. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/967. Acesso em: 18 jul. 2025.

Issue

Section

Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania