(RE)PENSANDO O CONCEITO DE SENTENÇA: A FUNDAMENTAÇÃO JUDICIAL E O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Authors

  • Franchesco Maraschin Freitas Faculdade Meridional Imed

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v18i28.1301

Abstract

O devido processo legal é inerente ao Estado Democrático de Direito, sendo que sua criação se deu após a superação do positivismo. A ausência ou até mesmo a deficiência da fundamentação acarreta, ou deveria acarretar, a nulidade do ato jurídico pela ausência do devido processo legal. A sentença é responsável por transcrever aos olhos da sociedade se o processo judicial atendeu aos ditames do due process of law e se foi concretizado o direito ao acesso à justiça, ou seja, se o contraditório, a publicidade e a fundamentação foram contemplados pelo julgador, tendo os elementos da decisão paradigmática como referência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Franchesco Maraschin Freitas, Faculdade Meridional Imed

Mestrando em Direito pela Faculdade Meridional - IMED. Graduado em Direito, 2013, Faculdade Meridional - IMED. Advogado.

 

Published

2015-09-22

How to Cite

FREITAS, F. M. (RE)PENSANDO O CONCEITO DE SENTENÇA: A FUNDAMENTAÇÃO JUDICIAL E O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. UNESP Journal of Legal Studies, Franca, v. 18, n. 28, 2015. DOI: 10.22171/rej.v18i28.1301. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1301. Acesso em: 19 may. 2025.

Issue

Section

Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania