O objetivo geral do trabalho consiste em examinar como o direito de danos pode atender ao objetivo de uma distribuição prioritarista de bens. Pretendo enfrentar, em particular, as seguintes questões: quais são as implicações para o direito de danos de uma concepção prioritarista de justiça distributiva, segundo a qual a distribuição deve ser de molde a maximizar a vantagem dos indivíduos em pior situação? Quais as diferenças entre concepções de prioritarismo que considerem como bem relevante para a distribuição (a “métrica” da distribuição) a riqueza e a utilidade? Qual é a importância, para o direito de danos, das críticas à métrica da utilidade?
Downloads
Download data is not yet available.
Author Biography
Leandro Martins Zanitelli, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)
Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" - Mestrado Acadêmico em Direito do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)
ZANITELLI, L. M. DIREITO DE DANOS E PRIORITARISMO. UNESP Journal of Legal Studies, Franca, v. 18, n. 27, 2015. DOI: 10.22171/rej.v18i27.1247. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1247. Acesso em: 28 jan. 2026.