A DICOTOMIA ENTRE O IMPÉRIO DA TÉCNICA NO E SOBRE O DIREITO E A BUSCA DA NOÇÃO DE JUSTO NO DIREITO INTERNO E INTERNACIONAL

Autores

  • André Ricardo Carvalho Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)
  • Jorge Luís Mialhe Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v15i22.394

Resumo

O presente artigo pretende examinar a relação conflituosa que se estabelece entre lei e justiça, para desvelar a necessidade de, no âmbito doméstico e internacional, haver uma busca constante por um direito que se afaste do mero tecnicismo concernente à aplicação fria de textos legislativos e promova a primazia moral da ideia de justiça, critério básico de legitimação do direito. Para atingir tal objetivo, inicialmente será feita uma explanação crítica a respeito da técnica, com vistas a demonstrar suas repercussões no e sobre o direito.

Biografia do Autor

André Ricardo Carvalho, Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP (Puccamp), especialista em Direito Público pela Universidade do Sul de Santa Catarina/SC (Unisul), mestrando em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (Unimep). Advogado.

Jorge Luís Mialhe, Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Doutor, mestre e bacharel pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela Universidade de Paris III. Docente da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp/Rio Claro) e do curso de mestrado em Direito da Universidade Metodista de Piracicaba/SP (Unimep)

Downloads

Publicado

2012-01-11

Como Citar

CARVALHO, A. R.; MIALHE, J. L. A DICOTOMIA ENTRE O IMPÉRIO DA TÉCNICA NO E SOBRE O DIREITO E A BUSCA DA NOÇÃO DE JUSTO NO DIREITO INTERNO E INTERNACIONAL. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 15, n. 22, 2012. DOI: 10.22171/rej.v15i22.394. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/394. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.