TEORIAS DO PACIFISMO E DIREITOS HUMANOS: DA PAZ PERPÉTUA AOS PACIFISMOS JURÍDICO E POLÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v23i38.3167

Resumo

O presente artigo se propõe ao estudo das teorias e doutrinas acerca do pacifismo e das pesquisas para a paz. Dessa forma, pretendemos demonstrar como o pacifismo e suas teorias nas ciências do direito, da política e das relações internacionais têm evoluído desde o século XVI até o século XX culminando com o pacifismo político e o pacifismo jurídico. Para isso precisaremos revisitar o conceito e as formas de pacifismo e os entendimentos sobre os temas da paz nos principais pensadores políticos e filósofos. A classificação das teorias e das formas de exercício e fundamentação do pacifismo serão imprescindíveis para que possamos entender de que forma as teorias da paz e das doutrinas do pacifismo perfectibilizam as conquistas históricas dos direitos humanos e garantias dos direitos fundamentais contra a guerra e a violência.

Biografia do Autor

Andre Luiz Valim Vieira, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Advogado. Bacharel e Mestre em Direito pela UNESP - Universidade Estadual Paulista (Franca/SP). Doutor em Ciências Sociais (Relações Internacionais) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista (Marília/SP).

Downloads

Publicado

2021-04-24

Como Citar

VALIM VIEIRA, A. L. TEORIAS DO PACIFISMO E DIREITOS HUMANOS: DA PAZ PERPÉTUA AOS PACIFISMOS JURÍDICO E POLÍTICO. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 23, n. 38, 2021. DOI: 10.22171/rej.v23i38.3167. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/3167. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.