DIREITO DE DANOS E PRIORITARISMO

Autores

  • Leandro Martins Zanitelli Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v18i27.1247

Resumo

O objetivo geral do trabalho consiste em examinar como o direito de danos pode atender ao objetivo de uma distribuição prioritarista de bens. Pretendo enfrentar, em particular, as seguintes questões: quais são as implicações para o direito de danos de uma concepção prioritarista de justiça distributiva, segundo a qual a distribuição deve ser de molde a maximizar a vantagem dos indivíduos em pior situação? Quais as diferenças entre concepções de prioritarismo que considerem como bem relevante para a distribuição (a “métrica” da distribuição) a riqueza e a utilidade? Qual é a importância, para o direito de danos, das críticas à métrica da utilidade?

Biografia do Autor

Leandro Martins Zanitelli, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" - Mestrado Acadêmico em Direito do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

Downloads

Publicado

2015-01-22

Como Citar

ZANITELLI, L. M. DIREITO DE DANOS E PRIORITARISMO. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 18, n. 27, 2015. DOI: 10.22171/rej.v18i27.1247. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1247. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA II Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.