TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA (PORTUGAL) E A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Résumé
O presente artigo traz a atuação do serviço social nas escolas vinculadas ao Programa governamental “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária” (TEIP) em Portugal. A reflexão baseia-se no Despacho normativo nº 20/2012 e em referências bibliográficas que apresentam análises críticas em relação ao trabalho desenvolvido pelo Assistente Social no Programa TEIP, com o objetivo de demonstrar as potencialidades e obstáculos da inserção do Serviço social no referido programa. Notou-se que o maior obstáculo da atuação do Assistente Social no programa, ocorre nos moldes contratuais desses profissionais, face ao restrito limite de tempo de permanência em cada escola, resultando na ruptura do processo de intervenção e do vínculo estabelecido com os estudantes, famílias e a comunidade, abrangidos pelo programa.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.