PRINCÍPIOS JURÍDICOS E REALIDADE NORMATIVA

Autores

  • Vinicius Fernandes Ormelesi UNESP - FESL

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v16i23.623

Resumo

O presente trabalho estuda os princípios jurídicos dentro da concepção dogmática da ciência jurídica atual. O estudo é realizado a partir de uma digressão histórica no pensamento jusfilosófico. Para elucidar e fundamentar a discussão proposta, são apresentadas as principais teorias acerca dos princípios jurídicos, principalmente nos últimos anos com o crescimento da teoria pós-positivista. Enfatizam-se os mais importantes trabalhos teóricos sobre o assunto com viés crítico e analítico. Levantadas as considerações teóricas mais relevantes, são tecidos apontamentos e propõe-se outro enfoque acerca da questão da normatividade dos princípios.

Palavras-chave: direito; princípios jurídicos; pós-positivismo; normatividade.

Biografia do Autor

Vinicius Fernandes Ormelesi, UNESP - FESL

Mestrando e graduado em Direito pela UNESP. Professor da Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal. Membro do Núcleo de Pesquisas Avançadas em Direito Processual Brasileiro e Comparado. Membro do Grupo Mentalidades e Trabalho: do local ao global. Advogado.

Downloads

Publicado

2012-11-15

Como Citar

ORMELESI, V. F. PRINCÍPIOS JURÍDICOS E REALIDADE NORMATIVA. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 16, n. 23, 2012. DOI: 10.22171/rej.v16i23.623. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/623. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINHA III Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.