A história social dos direitos humanos enquanto história da esperança

Autores

  • Vinícius Reis Barbosa Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v16i24.488

Resumo

Trata-se de resenha da obra de José Damião de Lima Trindade, intitulada "História social dos direitos humanos". Utilizando-se do materialismo histórico-dialético, o autor traça a história social do conjunto de idéias que se convencionou chamar de direitos humanos, demonstrando sua origem nitidamente classista, que remonta à revolução francesa. Identifica e demonstra ainda a historicidade das idéias que foram incorporadas ao ideário inicial ao longo do século XIX e XX através da luta de classes, bem como as atuais contribuições dos movimentos sociais e demais organizações da sociedade a partir da segunda metade do século XX.

Biografia do Autor

Vinícius Reis Barbosa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Direito da UNESP, campus de Franca/SP. Membro do Núcleo de Estudos de Direito Alternativo da UNESP/Franca (NEDA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Advogado.

Downloads

Publicado

2013-04-24

Como Citar

BARBOSA, V. R. A história social dos direitos humanos enquanto história da esperança. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 16, n. 24, 2013. DOI: 10.22171/rej.v16i24.488. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/488. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.