MEDIAÇÃO ON-LINE: UM NOVO PARADIGMA DE ACESSO À JUSTIÇA NA ERA DIGITAL

Autores

  • Jordana Schmidt Mesquita Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Fabiana Marion Spengler

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v26i43.3650

Palavras-chave:

Acesso à Justiça. Mediação. On-line. Tecnologia.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo avaliar os novos paradigmas da mediação on-line em razão  da comunicação,  na esfera digital, pela tecnologia  de conversação  e  informação,  a  qual,  modifica  as  formas  de  comunicação  entre  os conflitantes e  o mediador,  determinando uma nova concepção do modelo tradicional de mediação. Tendo como problema de pesquisa: A mediação on-line, feita por plataformas digitais pode ser considerada como um método de resolução de conflitos? Como metodologia, utilizou-se o método dedutivo, a partir de pesquisas bibliográficas. Concluiu-se então, que a mediação on-line evidencia um formidável método de resolução de conflitos, haja vista as inúmeras vantagens e benefícios que apresenta.

 

Biografia do Autor

Fabiana Marion Spengler

Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2) do CNPq. Possui graduação em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1994), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998). É doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) com bolsa CAPES e pós-doutora pela Universidade degli Studi di Roma Tre (2011) com bolsa do CNPq. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Santa Cruz do Sul lecionando na graduação as disciplinas de Direito Civil - Família e Sucessões e de Meios Consensuais de Solução de Conflitos e na pós graduação junto ao Programa de Mestrado e de Doutorado em Direito as disciplinas de "Políticas Públicas no Tratamento de Conflitos" e "Políticas Públicas para uma nova jurisdição". Publicou diversos livros e artigos científicos. Desenvolveu atividades de consultora junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD -, no âmbito do projeto BRA/05/036 executado pela Secretaria de Reforma do Judiciário ligada ao Ministério da Justiça. É líder do grupo de pesquisa "Políticas Públicas no Tratamento dos conflitos" certificado pelo CNPQ. Participante da Rede CUEMYC (Conferência Universitária Internacional para o Estudo da Mediação e do Conflito), site (https://cuemyc.org/quienes-somos/). É integrante do grupo de pesquisa internacional "Dimensions of Human Rights" (http://www.ijp.upt.pt/page.php?p=298), mantido pelo Instituto Jurídico Portucalense (IJP). É integrante da Comissão de mediação e Práticas Restaurativas da OAB de Santa Cruz do Sul. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses 2008. Recebeu o primeiro lugar no Prêmio SINEPE/RS 2010 na categoria Responsabilidade Social pelo projeto de extensão em Mediação (UNISC). Foi vencedora no X Prêmio Conciliar é Legal, promovido pelo CNJ, na Categoria Ensino Superior, também com o projeto de Extensão em Mediação (UNISC). É mediadora.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

SCHMIDT MESQUITA, J.; MARION SPENGLER, F. . MEDIAÇÃO ON-LINE: UM NOVO PARADIGMA DE ACESSO À JUSTIÇA NA ERA DIGITAL. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 26, n. 43, 2023. DOI: 10.22171/rej.v26i43.3650. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/3650. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.