PENSADORAS DO ILUMINISMO BRITÂNICO

Autores

  • Denis Leite Rodrigues Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v23i37.2912

Resumo

O presente artigo se propõe a ser uma compilação concernente às trajetórias de vida e às obras destacadas de pensadoras, em diversos campos do conhecimento e das artes, que colaboraram com a criação intelectual e científica envolvida no que ficou conhecido como Iluminismo Britânico.  As citações e informações apresentadas nesta análise sobre os respectivos pensamentos foram obtidas a partir de obras publicadas pelas supracitadas autoras, envolvendo um período histórico que vai do século XVII ao século XIX; e os breves dados biográficos, provenientes de autores diversos. Desta análise, foi obtida uma noção do quanto de brilhantismo, perspicácia, sapiência e erudição tais pensadoras emprestaram às suas criações intelectuais. Mas, além disso, e isso deve se destacar, todas elas, cada uma do seu modo, estavam conscientes da injustiça do tratamento que o mundo ao redor reservava muitas vezes a si próprias, mas igualmente às mulheres em geral. E, através de sua genialidade e sabedoria, elas colaboraram e muito com o processo de quebra do inaceitável paradigma da não equiparação entre os gêneros da raça humana.

Biografia do Autor

Denis Leite Rodrigues, Universidade Federal do Pará

O autor é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD, do Instituto de Ciências Jurídicas - ICJ, da Universidade Federal do Pará - UFPA. É autor do livro "Bens imóveis do patrimônio histórico-cultural de Belém e de Buenos Aires", publicado em 2018 pela editora Paka-Tatu, de Belém/Pa.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

RODRIGUES, D. L. PENSADORAS DO ILUMINISMO BRITÂNICO. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 23, n. 37, 2020. DOI: 10.22171/rej.v23i37.2912. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/2912. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.