A LINGUAGEM COMPETENTE: ASSERTIVIDADE GARANTIDA NA APLICAÇÃO DO DIREITO

Autores

  • Clarice von Oertzen de Araujo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v23i38.2866

Resumo

RESUMO: Neste artigo o que se busca é a prospecção de correlações a serem desenvolvidas entre a doutrina do Constructivismo Lógico-Semântico e o Pragmatismo. Esta aproximação será delineada a partir de certos pontos de comparação que foram estabelecidos entre ambos os métodos de investigação do fenômeno jurídico, quais sejam: (i) qual é o aspecto “constructivista” no Constructivismo Lógico-Semântico; (ii) quais características do constructivismo podem se relacionar com a lógica da investigação e a assertividade garantida propostas por John Dewey em sua versão do pragmatismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice von Oertzen de Araujo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP

Clarice von Oertzen de Araujo. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992); mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997); doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Livre-docência em Direito pela Universidade de São Paulo (2008). Professora Concursada do Departamento de Teoria Geral do Direito e do Estado da PUC/SP. Professora do Programa de Estudos Pós Graduados em Direito da PUC/SP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito e Metodologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pragmatismo jurídico, semíótica legal, incidência e aplicação do Direito

Downloads

Publicado

2021-04-24

Como Citar

ARAUJO, C. von O. de. A LINGUAGEM COMPETENTE: ASSERTIVIDADE GARANTIDA NA APLICAÇÃO DO DIREITO. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 23, n. 38, 2021. DOI: 10.22171/rej.v23i38.2866. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/2866. Acesso em: 13 maio. 2025.

Edição

Seção

Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos