REFLEXÕES SOBRE A LEGISLAÇÃO NORTE-AMERICANA ANTICORRUPÇÃO EMPRESARIAL NO EXTERIOR: EMPRESAS BRASILEIRAS EM RISCO?

Autores

  • Giovani Ribeiro Rodrigues Alves Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL)
  • Pedro Hilst

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v22i36.2609

Resumo

O presente artigo trará reflexões sobre a legislação estadunidense anticorrupção no exterior, com enfoque no Foreign Corrupt Practices Act (FCPA), cujas determinações e pesadas sanções podem alcançar, a depender da situação, empresas brasileiras ou empresas no Brasil. Neste intuito, primeiramente é traçado breve histórico do FCPA para então adentrar em suas prescrições de forma a explicitar a quem se destina a norma, quais as condutas vedadas e eventuais sanções a que estão submetidos aqueles que violarem seus dispositivos, bem como o concurso com outras leis dos Estados Unidos da América e com consequências em outras jurisdições. Também são abordados os efeitos da divulgação voluntária de violações, da colaboração com as autoridades e da delação.

Downloads

Publicado

2021-04-11

Como Citar

RIBEIRO RODRIGUES ALVES, G.; HILST, P. REFLEXÕES SOBRE A LEGISLAÇÃO NORTE-AMERICANA ANTICORRUPÇÃO EMPRESARIAL NO EXTERIOR: EMPRESAS BRASILEIRAS EM RISCO?. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 22, n. 36, 2021. DOI: 10.22171/rej.v22i36.2609. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/2609. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos