O papel das organizações internacionais nos processos de integração regional

Autores

  • Luiz Felipe Osorio UFRRJ
  • Mariana Martins UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v20i32.1853

Resumo

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial e a consequente emergência da hegemonia estadunidense, o cenário internacional adquiriu características muito peculiares. Avançou consideravelmente no estreitamento dos laços econômicos pelo mundo. Em meio à intensificação das trocas comerciais e financeiras, frutificaram iniciativas localizadas de integração regional, as quais foram apresentadas como saídas viáveis para um horizonte de paz e prosperidade entre as nações. Com o final da Guerra Fria, o panorama estrutural não foi alterado, mas importantes mudanças circunstanciais advieram, sobretudo, o incremento dos processos econômicos, os quais passaram, inclusive, a ser cunhados como blocos regionais. Essa aproximação é devida não apenas à correlação política governos do momento, mas é resultado de um movimento mais perene e relevante. Nesse diapasão, as principais propostas de integração aperfeiçoaram seu caráter formal, constituindo-se em organizações internacionais, cujas formas política e jurídica revelam a nova configuração do sistema internacional capitalista. Em função da centralidade das organizações internacionais na era pós-fordista, este artigo terá como finalidade investigar o papel das organizações internacionais nos processos de integração regional, para que se possa ter uma compreensão ampla e plena de sua real concretude. Para isso, cabe a utilização teórica da crítica mais atual sobre a forma mercantil, enquanto ordenadora da sociedade capitalista, expressa pela teoria materialista do Estado e do direito.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Osorio, UFRRJ

Professor de Direito e Relações Internacionais na UFRRJ. Pós-Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Relações Internacionais pela UFRJ.

Mariana Martins, UFRRJ

Acadêmica de Relações Internacionais na UFRRJ.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-12

Como Citar

OSORIO, L. F.; MARTINS, M. O papel das organizações internacionais nos processos de integração regional. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 20, n. 32, 2018. DOI: 10.22171/rej.v20i32.1853. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1853. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.