VISÃO FUNCIONAL DA PERSONALIDADE JURÍDICA NO DIREITO SOCIETÁRIO BRASILEIRO

Autores

  • Fernanda Valle Versiani FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v18i27.1231

Resumo

O objetivo do presente artigo é abordar a personalidade jurídica das sociedades sob a perspectiva de sua funcionalidade jurídica e econômica. Para tal, inicialmente serão abordados os conceitos de pessoa, personalidade jurídica e capacidade, seguindo-se então para a análise das repercussões da personalidade jurídica como instituto criador de um novo centro de imputação de direitos, deveres e obrigações. Como será desenvolvido ao longo deste estudo, apesar da personalidade jurídica não ser elemento essencial a todos os tipos societários do ordenamento brasileiro, tampouco de outras jurisdições, ela é demasiadamente importante nas relações jurídicas e econômicas estabelecidas pela sociedade, exatamente pelo fato desta se tornar, através de sua personificação, um ente com autonomia contratual, processual e patrimonial.

Biografia do Autor

Fernanda Valle Versiani, FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Mestranda em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (FDUFMG)

Downloads

Publicado

2015-01-22

Como Citar

VERSIANI, F. V. VISÃO FUNCIONAL DA PERSONALIDADE JURÍDICA NO DIREITO SOCIETÁRIO BRASILEIRO. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 18, n. 27, 2015. DOI: 10.22171/rej.v18i27.1231. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1231. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.