Aproximações sobre prescrições e práticas corporais nos Grupos escolares de Pirapora, Januária e Salinas: a educação dos corpos sertanejos - (1906-1927) * Approaches about prescriptions and corporal practices in schools in Pirapora, Januária and Salinas

Autores/as

  • ELISÂNGELA CHAVES Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • LUCIANO PEREIRA DA SILVA Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v1i1.568

Resumen

O texto analisa a proposta da educação corporal de grupos escolares localizados no norte de Minas Gerais no período de 1906 a 1927, notadamente nos municípios de Pirapora, Januária e Salinas. A pesquisa tomou como fonte principal relatos orais e demais documentos diretamente relacionados com a memória escolar para compreender como as atividades físicas foram percebidas como modeladoras de hábitos e atitudes, em um momento histórico em que Brasil prezava pelo discurso modernizador.

Biografía del autor/a

ELISÂNGELA CHAVES, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Doutoranda em Educação - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Faculdade de Educação, CEP: 30535-901, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Publicado

2012-05-07