ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM A QUEIXA ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Autores

Palavras-chave:

queixa escolar. adolescente. vulnerabilidade social.

Resumo

Este artigo discute as estratégias utilizadas para lidar com a problemática da queixa escolar de estudantes em situação de vulnerabilidade social. Partimos da noção de que a queixa escolar e a adolescência são construções sociais e recorremos a estudos sobre essa relação, que buscam suplantar uma visão reducionista. Mapeamos a rede tecno-assistencial, educacional e familiar de dois adolescentes, entrevistando 15 pessoas envolvidas com a problemática da queixa escolar. Adotamos a perspectiva das práticas discursivas e produção de sentido para a análise de discurso, por meio da organização das informações em mapas de associação de ideias. Concluímos que as estratégias utilizadas pela escola, o que inclui a busca de outras instituições, visam minimizar os efeitos de trajetórias de vulnerabilidade social. Com as pequenas ações e iniciativas de alguns dos envolvidos, o estudante pode vislumbrar alternativas mais dignas para a sobrevivência.

Biografia do Autor

Isael de Jesus Sena, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Université Paris 8 Vincennes - Saint Denis

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em cotutela com a Université Paris 8 Vincennes – Saint Denis. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Salvador – UNIFACS (2007), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2015). Especialista em Psicologia Clínica e Social pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP (2014).

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Publicado

2019-08-26

Edição

Seção

Artigos Originais