POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O PNAIC E O DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA = POLICY OF CONTINUING EDUCATION FOR TEACHERS: “PNAIC” AND THE CHALLENGE OF ALPHABETIZATION

Autores

  • Andréa de Paula Pires Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO /PR
  • Marisa Schneckenberg Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO /PR

Resumo

O artigo apresenta uma análise frente à concepção e gestão do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), enquanto uma política pública educacional que anseia pela alfabetização de todas as crianças brasileiras das escolas públicas até os 08 anos de idade. Por esta via, o trabalho buscou por meio de pesquisa documental, apresentar e analisar o PNAIC num contexto de formação de professores em serviço, oferecida pelo Governo Federal como uma estratégia para a melhoria dos resultados educacionais. Este artigo buscou, ainda, refletir acerca da importância da formação continuada de professores, utilizando-se da pesquisa bibliográfica, contando com a contribuição de teóricos como: ALARCÃO (1996), NÓVOA (2009) e CANDAU (1997). O presente estudo evidencia que a política pública de formação continuada de professores é o mecanismo que o Governo Federal está utilizando para que nas avaliações nacionais possam obter melhores resultados no que se refere à alfabetização dos alunos. O PNAIC, dentro dos princípios gerais de formação continuada, propõe a realização de um programa coerente com a perspectiva de formação docente crítica e reflexiva, visando aos princípios de respeito aos profissionais da educação e à busca incessante pelo saber, que consequentemente, se conduza a uma educação de qualidade.

Palavras-chave: política pública educacional. formação continuada. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

 

ABSTRACT

This article presents an analysis to the conception and management of the program PNAIC – "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" (National Pact for Literacy at Right Age), as an educational public policy, aspires the literacy of every brazilian children in public schools until 08 years old. Therefore, the study searched through a documental research to present and analyze PNAIC in a context of in-service teachers training, it has been offered by Federal Government as a strategy to improve educational results. This article has also sought to reflect on the importance of continuing education for teachers, using bibliographical research, considering theoretical's contributions as: ALARCÃO (1996), NÓVOA (2009), CANDAU (1997). This study demonstrates that continuing teacher education public policy is the mechanism that Federal Government is using in the national assessment to obtain better results in terms of students literacy. PNAIC within the general principles of continuing education proposes to carry out a coherent program with the perspective of critical and reflective teacher training, aiming principles of respect to the education professionals and an unceasing search for knowledge, that leads to a quality education.

Keywords: educational public policy. continuing education. National Pact for Literacy at Right Age (PNAIC).

Biografia do Autor

Andréa de Paula Pires, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO /PR

Aluna especial do PPGE/UNICENTRO. Professora do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR.

Marisa Schneckenberg, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO /PR

Professora do Curso de Pedagogia e do PPGE/UNICENTRO

Publicado

2015-12-04

Edição

Seção

Artigos Originais