A IMPORTÂNCIA DA INTERSECCIONALIDADE NO TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores/as

  • Cintia Caroline de Oliveira
  • Silvani Valentim

Resumen

O artigo apresenta a importância da abordagem feminista e da interseccionalidade na práxis do Serviço Social, sobretudo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Utilizando-se da teoria Histórica Dialética, que possibilita uma visão de mundo crítica, e por meio da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e baseada em pesquisas bibliográficas e referenciais teóricos, identificou-se que a interseccionalidade é fundamental para entender as múltiplas dimensões que perpassam as desigualdades sociais e suas consequências na atuação da(o) assistente social na EPT. Os resultados destacam a necessidade de uma abordagem interseccional para o planejamento e implementação de políticas educacionais que contemplem as diferentes realidades e necessidades dos estudantes, principalmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O estudo ressalta ainda a importância da formação continuada dos profissionais para que possam compreender a complexidade das desigualdades e atuar de forma mais efetiva na promoção da justiça social no ambiente educacional.

Biografía del autor/a

Cintia Caroline de Oliveira

 Graduada em em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Especialização em Educação Especial: Ênfase em Deficiências. Atua como Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, Educação, Políticas Afirmativas, Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAE). Ex-Membro da Comissão de Ética Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Membro do Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI´s) do IF Sudeste MG. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, e pesquisadora no grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (NEAB/CEFET-MG).

Silvani Valentim

 PhD. em Educação. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)PPGET; Dept de Educação; Formação Pedagógica de Docentes Pesquisadora do CNPq. Coordenadoria de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades (CGRID/DEDC) Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB); Núcleo de Estudos sobre Gênero e Diversidades (NEGED) Vice-Coord. do CONNEABs da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) GT 21 da ANPED -  Associação Nacional de Pos-Graduação e Pesquisa em Educação (31) 99752-1605; (31) 3319-7478, 7479 http://www.diversidades.cefetmg.br

Publicado

2024-01-06