ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL E DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE JIJOCA DE JERICOACOARA/CE
Resumo
O presente relato de experiência retrata a inserção do Serviço Social e da Psicologia na rede pública de educação básica no município de Jijoca de Jericoacoara mediante o cumprimento da Lei Federal nº 13.935/2019 e efetivação da Lei Municipal nº 741/2022. O tema central discutido perpassa desde a caracterização do município até o processo de implantação do Núcleo Psicossocial da Educação (NUPSE) nas escolas municipais, considerando as configurações da atuação dos profissionais de Serviço Social e de Psicologia. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência quanto a atuação da equipe do NUPSE na rede pública de educação básica, inserindo a realidade em suas determinações sócio-históricas. O estudo evidenciou inúmeros desafios no lócus de atuação profissional, considerando a necessidade do enfrentamento das expressões da questão social, na perspectiva da garantia de direitos e da necessidade da superação de práticas e visões destoantes da realidade vivida pelos sujeitos. Conclui-se, portanto, que a atuação dos profissionais do NUPSE vem contribuindo sobremaneira para a geração de mudanças na realidade social da comunidade escolar, fundamentando-se a sua atuação com base no compromisso ético político profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.