A IMPORTÂNCIA DA INTERSECCIONALIDADE NO TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Cintia Caroline de Oliveira
  • Silvani Valentim

Resumo

O artigo apresenta a importância da abordagem feminista e da interseccionalidade na práxis do Serviço Social, sobretudo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Utilizando-se da teoria Histórica Dialética, que possibilita uma visão de mundo crítica, e por meio da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e baseada em pesquisas bibliográficas e referenciais teóricos, identificou-se que a interseccionalidade é fundamental para entender as múltiplas dimensões que perpassam as desigualdades sociais e suas consequências na atuação da(o) assistente social na EPT. Os resultados destacam a necessidade de uma abordagem interseccional para o planejamento e implementação de políticas educacionais que contemplem as diferentes realidades e necessidades dos estudantes, principalmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O estudo ressalta ainda a importância da formação continuada dos profissionais para que possam compreender a complexidade das desigualdades e atuar de forma mais efetiva na promoção da justiça social no ambiente educacional.

Biografia do Autor

Cintia Caroline de Oliveira

 Graduada em em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Especialização em Educação Especial: Ênfase em Deficiências. Atua como Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, Educação, Políticas Afirmativas, Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAE). Ex-Membro da Comissão de Ética Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Membro do Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI´s) do IF Sudeste MG. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, e pesquisadora no grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (NEAB/CEFET-MG).

Silvani Valentim

 PhD. em Educação. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)PPGET; Dept de Educação; Formação Pedagógica de Docentes Pesquisadora do CNPq. Coordenadoria de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades (CGRID/DEDC) Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB); Núcleo de Estudos sobre Gênero e Diversidades (NEGED) Vice-Coord. do CONNEABs da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) GT 21 da ANPED -  Associação Nacional de Pos-Graduação e Pesquisa em Educação (31) 99752-1605; (31) 3319-7478, 7479 http://www.diversidades.cefetmg.br

Downloads

Publicado

2024-01-06