REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO SERVIÇO SOCIAL: PARTICULARIDADES DA PESQUISA SOCIAL

Autores

  • Ana Joice da Silva Peraro
  • Camila Barbosa Vieira
  • Claudia Caroline Delefrate Pereira Azevedo Araujo
  • Daiana Nascimento
  • Isabelle Narduchi da Silva
  • Maria Letícia Lellis

Resumo

O presente artigo é uma construção coletiva de conclusão da disciplina de  Seminário de Dissertação das autoras, no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social  na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Para tal análise  foi realizada revisão de literatura sobre. Dentre as reflexões que se apresentam nesse  escopo há de se considerar que muitos teóricos realizaram seus estudos refletindo  criticamente sobre o papel da Universidade.   Percebe-se que a Universidade enquanto instituição social está sujeita à responsabilidade  na construção e divulgação do conhecimento. Discorre-se além dos pontos evidenciados  acima, sobre discussões a respeito de que a Universidade desempenha papel de suma  importância não somente na formação de recursos humanos, mas também na geração de  conhecimentos técnico-científicos para o desenvolvimento socioeconômico da própria  Instituição. Tende-se com essa discussão ampliar o debate sobre as referências de que embora as universidades cumpram funções muito semelhantes, a relevância das pesquisas realizadas, bem como a construção do conhecimento não tem a mesma intensidade,  sobretudo entre as áreas de estudo. 

  

Biografia do Autor

Ana Joice da Silva Peraro

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social (UNESP/Franca). Membro do  Grupo Práticas em Pesquisa: perspectivas contemporâneas (PRAPES) da Faculdade de Ciências Humanas  e Sociais de Franca (UNESP), Graduação em Serviço Social (UNIFEV-2008), Licenciatura em Ciências  Sociais (UNIMES-2017), Especialização em Centralidade da Família na execução das políticas sociais.

Camila Barbosa Vieira

Graduação em Serviço Social UNIFEB-2012, Especialização em Educação em e para os Direitos  Humanos na diversidade cultural pela UNB-2015, Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação  em Serviço Social (UNESP/Franca).

Claudia Caroline Delefrate Pereira Azevedo Araujo

 Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica de São  Paulo (PUCSP). Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social pela  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Franca). Graduada em Serviço Social pela  Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Assistente Social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Ribeirão Preto.

Daiana Nascimento

Assistente Social. Especialista na Saúde da Criança e do Adolescente pelo Programa de Residência  Integrada Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestre em  Serviço Social pela Faculdade de Ciência Humanas e Sociais - UNESP de Franca/SP. Doutoranda em  Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Pesquisadora vinculada ao  Núcleo de Estudos e Pesquisas em Aprofundamento Marxista do NEAM PEPGSS da PUC-SP.  Coordenadora e docente do Grupo de Trabalho do Cursinho para Pesquisadores Negres Neuza Santos.

Isabelle Narduchi da Silva

Advogada, Graduada em Direito pelo Centro Universitário Educacional de Barretos- UNIFEB (2012),  especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola Superior de Direito – ESD (2016),  Mestra em Serviço Social pela UNESP/Franca, linha de pesquisa: Mundo do Trabalho e Serviço Social.

Maria Letícia Lellis

Advogada, especializada em direito de família e sucessões. Mestre pelo programa de Serviço Social da  UNESP/Franca, Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (2005), especialista em métodos  consensuais de solução de conflitos. Membro do Grupo de Pesquisa em Justiça Restaurativa– USP  Restaura.

Downloads

Publicado

2023-11-13

Edição

Seção

Artigos