A PRECARIZAÇÃO DO ENSINO BÁSICO E O INGRESSO DE ESTUDANTES NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL NA UFTM: considerações preliminares

Autores

  • Anabella Pavão da Silva

Resumo

Este trabalho apresenta uma síntese do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Combate às Opressões (PICO), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) cuja temática se reporta, a partir da perspectiva crítica marxiana, os rebatimentos da educação básica na formação de estudantes em Serviço Social da UFTM. Visamos compreender como a precarização do ensino básico dificulta ou mesmo obstrui o processo de formação de estudantes em nível superior. Para isso, realizaremos além da pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo para ouvir discentes ingressantes no referido curso a partir de 2014 para aprofundar a análise e nossos pressupostos.

Biografia do Autor

Anabella Pavão da Silva

Doutoranda em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP/Franca. Mestra (2015) em Serviço Social pela UNESP/Franca. Assistente Social graduada pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), 2010. Professora Substituta dos cursos de Serviço Social e História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista CAPES. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Combate às Opressões (PICO), da UFTM. 

Downloads

Publicado

2023-10-16

Edição

Seção

Artigos