Jornal 'Brazil': reflexões sobre o conservadorismo (1883-1885) * 'Brazil' newspaper: reflections on conservatism (1883-1885)
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i2.936Resumo
O presente artigo tem como proposta analisar a atuação do jornal Brazil como porta-voz do Partido Conservador na oposição, no quadro político formado durante a primeira legislatura por voto direto no Brasil (1881-1884). A partir das opiniões publicadas no periódico é possível mapear as expectativas e tensões em torno das principais questões em debate naquele momento, tais como o papel da imprensa na política, a visão conservadora sobre o exercício de governar e o movimento abolicionista. Entre os temas abordados no jornal conservador, o último era descrito pela inquietação que os manifestos em favor da extinção da escravidão traziam à sociedade, provocando a desorganização das hierarquias sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.