DE ENGRAXATE A ATOR PROTAGONISTA DE CENTRAL DO BRASIL
A Trajetória De Vinicius de Oliveira e As Memórias Sobre o Longa
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i2.4587Resumo
O artigo trata sobre a trajetória de Vinícius de Oliveira, ator brasileiro que iniciou sua carreira artística interpretando o personagem Josué, em Central do Brasil. Seu objetivo é analisar a memória sobre o filme e o impacto dele em sua vida. O texto concentra atenção especial ao trabalho de memória de Vinícius de Oliveira sobre si, na intenção de compreender a maneira como, ao construir-se autobiográficamente, o ator produz significados à sua trajetória em torno de Central do Brasil. O texto repousa sob o argumento de que ter participado como um dos protagonistas do filme possibilitou que Vinícius de Oliveira pudesse redefinir sua trajetória de vida, pois foi através dessa experiência que o menino de doze anos que vivia com a família no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, deixou de ser um engraxate para tornar-se ator. Trata-se de uma abordagem sobre a memória das artes cênicas no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História e Cultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.