A rivalidade como sentimento profundo: origem, evolução histórica e reflexos contemporâneos do padrão de rivalidade entre Brasil e Argentina * Rivalry like deep feeling: origin, historic evolution and contemporary reflections of...
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i1.1486Resumo
Examinamos aqui a progênie do sentimento de rivalidade que balizou por muito tempo as relações entre Brasil e Argentina, atentando para sua relação com as identidades internacionais das duas partes envolvidas, sua evolução no tempo e seus diversos momentos de influência sobre as relações entre os dois países. Como conclusão, esperamos estabelecer um diálogo entre presente e passado que vislumbre os reflexos das percepções mutuamente construídas, em momentos-chave do histórico de rivalidade e de cooperação entre os dois Países. Compreendemos que muitos dos desentendimentos contemporâneos podem ser explicados menos por razões concretas do que por questões afetivas estruturais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.