Brincadeira do reisado na modernidade – identidade cultural que navega entre resistência e transformação * The revel of ‘reisado’ in modernity – cultural identity that navigates between resistance and transformation
DOI :
https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i2.879Résumé
O artigo analisa o reisado da comunidade Cipó de Baixo a partir do dinamismo cultural que movimenta as construções de identidades na modernidade. Individualidade, planejamento, mercantilização e a transformação de tradições culturais em folclore são elementos tomados para analisar as mediações entre a brincadeira do reisado e a modernidade. Entende-se que as práticas culturais tracionais, necessariamente, dialogam com as possibilidades colocadas pela sociedade moderna num processo construtor de novas identidades culturais.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.