A POSIÇÃO DE ADÉLIA SAMPAIO DENTRO DO CINEMA BRASILEIRO ANTES E DEPOIS DE SUA REDESCOBERTA
DOI :
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i1.3993Résumé
Este artigo tem como objetivo pensar a figura da cineasta Adélia Sampaio, considerada atualmente a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil, dentro do campo cinematográfico brasileiro através de sua imagem na mídia. Pretende-se compreender qual dimensão e importância a cineasta tinha na época de produção de seus filmes (do fim dos anos 1970 até os anos 1980) e qual dimensão ela adquiriu na década de 2010, período em que foi resgatada por Edileuza Penha de Souza em sua tese de doutorado (2013) como uma cineasta negra pioneira no país. Espera-se, com o artigo, posicionar Adélia Sampaio em um lugar mais concreto do cinema brasileiro.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés História e Cultura (Histoire et Culture) 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.