O DOCUMENTÁRIO “MAIORIA ABSOLUTA” E A REPRESENTAÇÃO DO NACIONAL-POPULAR * THE DOCUMENTARY “MAIORIA ABSOLUTA” AND THE REPRESENTATION OF THE NATIONAL-POPULAR

Auteurs-es

  • Emilla Grizende Garcia

DOI :

https://doi.org/10.18223/hiscult.v8i1.2884

Résumé

O presente artigo tem o objetivo de analisar o documentário de curta-metragem “Maioria Absoluta” de Leon Hirszman a partir de uma perspectiva historiográfica, buscando relacionar esta produção ao discurso balizado por uma posição ideológica bem definida: a cultura política comunista e as representações do nacional-popular. Produzido as vésperas do golpe civil-militar, “Maioria Absoluta” traz reflexões acerca de questões de grande projeção no período, ligadas às Reformas de Base, direcionando a narrativa para a representação da realidade social dos analfabetos rurais do nordeste brasileiro. “Maioria Absoluta” é um filme que reflete os ideais presentes da geração de produtores culturais comunistas do início da década de 1960 e contém imagens e representações que caracterizam o discurso nacional-popular.

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This article aims to analyze Leon Hirszman's short documentary “Absolute Majority” from a historiographical perspective, seeking to relate this production to the discourse associated with a well-defined ideological position: the communist political culture and the representations of the national-popular. Produced on the eve of the civil-military coup, “Absolute Majority” brings reflections on issues of great projection in the period, linked to the Basic Reforms, directing the narrative to the representation of the social reality of rural illiterate rural Northeastern Brazil. “Absolute Majority” is a film that reflects the ideals present of the generation of communist cultural producers of the early 1960s and contains images and representations that characterize national-popular discourse.

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Publié-e

2019-07-03