A produção intelectual de mulheres negras: fontes bibliográficas, escritas de si e escritas da história. * The intellectual production of black women: bibliographical sources, written oneself and written history.
DOI :
https://doi.org/10.18223/hiscult.v6i3.2226Résumé
Esse artigo pretender discutir a invisibilidade que o pensamento feminista negro e a produção intelectual, acadêmica/ativista de mulheres negras ainda persiste, sobretudo nos meios acadêmicos na produção de narrativa histórica. Propõe-se discutir algumas obras de caráter acadêmico e literário, pensando que essas produções também configuram fontes e documentos históricos, apontando possibilidades de transformações na escrita da História, bem como de vivências e novas práticas em sala de aula. Para tanto, as análises que proponho são ancoradas a partir dos diálogos com uma reescrita da História, por meio da intersecção entre gênero, classe e raça.Téléchargements
Publié-e
2017-12-29
Numéro
Rubrique
ARTIGOS - DOSSIÊ
Licence
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.