Ditadura tipo exportação: a diplomacia brasileira e a queda de Salvador Allende * Dictatorship for export: brazilian diplomacy and the overthrow of Salvador Allende
DOI :
https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i3.2003Résumé
Este artigo analisa a influência diplomática do Brasil no golpe militar no Chile, em 1973, uma área até então negligenciada da produção historiográfica. O foco central são as seguintes questões: em que medida o regime militar de direita do Brasil influenciou a queda de Salvador Allende? Qual era a relação entre os dois países durante os anos que antecederam o golpe no Chile? De que maneiras o Brasil e os Estados Unidos agiram como parceiros nesse evento? Partindo de uma exploração profunda de um exemplo histórico em arquivos e usando documentos recentemente desclassificados, este trabalho pretende abrir novas possibilidades para uma gama de estudos sobre as relações entre governos militares da América do Sul.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.