A literatura devocional em língua vernácula e a reforma dos cuidados com os enfermos no Portugal tardo-medieval: a caridade, a assistência e a misericórdia * Literature devotional in the vernacular and care reform with sick in Portugal late medieval: charity, assistance and the mercy
DOI :
https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i1.1778Résumé
O objetivo deste artigo é demonstrar como a literatura devocional, em língua portuguesa, colaborou para a difusão de uma série de ideias associadas à caridade, assistência e misericórdia que orientaram as práticas régias e sociais de apoio aos enfermos. Dar-se-á destaque a duas instituições portuguesas criadas em fins da Idade Média: o Hospital de Todos os Santos, em Lisboa e o Hospital de Nossa Senhora do Pópulo, nas Caldas da Rainha como exemplo da reforma da assistência aos enfermos.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.