Átila, Rei dos Ostrogodos? Um estudo acerca de Identidades Imaginárias na Antiguidade Tardia * Attila, King of the Ostrogoths? A study on Imaginary Identities in Late Antiquity
DOI :
https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1108Résumé
O presente artigo busca explorar questões historiográficas concernentes ao período da Antiguidade Tardia, localizando a criação e fluidez de identidades como um dos principais focos de análise. Para apreciação analítica e problematização deste panorama, apresentamos um estudo de caso específico: a relação entre ostrogodos e hunos nos séculos V e VI. Argumentando em favor de uma relação tribal muito mais intensa do que se imagina, visamos apresentar problemas retóricos na documentação e propor uma abordagem que forneça novas perspectivas para a historiografia ostrogótica e, ao mesmo tempo, abra espaço para revigorados estudos acerca de identidades na Antiguidade Tardia e Primeira Idade Média.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.