A Imaginação Musical como um modelo possível para repensar a Teoria da História * The Musical Imagination as a possible model to rethink the Theory of History

Autores/as

  • JOSÉ D'ASSUNÇÃO BARROS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i1.822

Resumen

O presente artigo foi elaborado a partir da reprodução da conferência, proferida no XI Encontro de História da Educação do Ceará, realizado na cidade Baturité, em setembro de 2012, que se propôs a desenvolver a sugestão de que uma Imaginação Musical poderia trazer à História, e em especial à Teoria da História, a possibilidade de trazer novos aportes para a consideração da complexidade teórica de autores diversos. Mais especificamente, discute-se aqui a possibilidade de utilização de uma Metáfora Musical para a discussão da complexidade das identidades teóricas de historiadores e filósofos da História. A Metáfora empregada – o ‘acorde teórico’ – pretende apreender a complexidade de um autor supondo que nenhum autor, ou poucos autores, adequam-se estritamente à classificação em um único paradigma historiográfico, tal como o Positivismo, o Historicismo ou o Materialismo Histórico. As ideias apresentadas nessa Conferência foram desenvolvidas em um livro do autor, publicado em fins de 2010, no qual se pretende analisar diversos historiadores e suas obras a partir da metáfora proposta.

 

Biografía del autor/a

JOSÉ D'ASSUNÇÃO BARROS, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor-Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor-Colaborador do Programa em Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. Doutor em História pela UFF

Publicado

2013-08-19

Número

Sección

ARTIGOS - DOSSIÊ