O TRAUMA, A MEMÓRIA E OS GAMES
Os Jogos Eletrônicos como Instrumento para Analisar o Trauma na Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i1.4007Resumen
A discussão sobre memória e trauma, embora nada recente, mostra-se pertinente e presente na atualidade. Ao pensarmos sobre as possibilidades de discutir e conscientizar de forma sensível sobre o tema, os jogos eletrônicos se destacam como produto cultural propagador de memória e história popular, bem como uma linguagem que pode se traduzir em sala de aula por permitir que o aluno vivencie por meio da narrativa e da interação. Utilizando dos conceitos e das discussões sobre memória de trauma de Marco Napolitano e Andreas Huyssen, o objetivo desse artigo é pontuar o uso de jogos digitais como fonte e objeto para dialogar sobre temas sensíveis. Para tal, discorremos sobre o tema da representação da escravidão nos jogos eletrônicos, e como estes podem ser pensados no contexto da sala de aula.
Palavras-chave: jogos eletrônicos; fontes históricas; memória e trauma.
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