O TRAUMA, A MEMÓRIA E OS GAMES

Os Jogos Eletrônicos como Instrumento para Analisar o Trauma na Sala de Aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i1.4007

Resumen

A discussão sobre memória e trauma, embora nada recente, mostra-se pertinente e presente na atualidade. Ao pensarmos sobre as possibilidades de discutir e conscientizar de forma sensível sobre o tema, os jogos eletrônicos se destacam como produto cultural propagador de memória e história popular, bem como uma linguagem que pode se traduzir em sala de aula por permitir que o aluno vivencie por meio da narrativa e da interação. Utilizando dos conceitos e das discussões sobre memória de trauma de Marco Napolitano e Andreas Huyssen, o objetivo desse artigo é pontuar o uso de jogos digitais como fonte e objeto para dialogar sobre temas sensíveis. Para tal, discorremos sobre o tema da representação da escravidão nos jogos eletrônicos, e como estes podem ser pensados no contexto da sala de aula.

Palavras-chave: jogos eletrônicos; fontes históricas; memória e trauma.

Biografía del autor/a

Weber Albuquerque Neiva Filho, Universidade Estadual do Maranhão - PPGHIST/UEMA

Mestrando em História pela Universidade Estadual do Maranhão - PPGHIST/UEMA. Pós-graduação em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela UNINTER (2021) e Graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (2015).

Publicado

2024-08-22