O ESTADO, ECONOMIA, IMPRENSA E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v12i2.3846

Resumen

Este trabalho aborda as relações entre Estado, economia, imprensa e educação na ditadura civil-militar. Trata-se de um estudo que objetiva a análise de editoriais, artigos e notícias publicados nos jornais O Globo, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, que contribuíram para justificar ideologicamente o golpe de 1964, a ditadura que se seguiu e as reformas educacionais do período. Demonstramos que o projeto educacional dos governos militares foi legitimado em nome da eficiência técnica, do desenvolvimento econômico e da modernização das relações capitalistas. Não se tratou, portanto, de um fenômeno isolado das condições históricas que o forjaram, mas de um projeto inerente ao desenvolvimento associado e dependente de nossa economia. Assim, a defesa da igualdade de oportunidades e a ampliação de vagas não passou de um instrumento que reforçou a hegemonia do capital sobre a classe trabalhadora.

Biografía del autor/a

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual Maringá

Doutor e Pós Doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lotado no Departamento de Fundamentos da Educação e membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM).

Maria Eduarda Alvarenga Alvarenga, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). E-mail: alvarengamea@gmail.com

Krigor de Camargo Barela Faeda, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Email: krigorfaeda@gmail.com

 

Publicado

2023-12-21