GIOTTO E O NASCIMENTO DA PERSPECTIVA: A FORMAÇÃO DO BELO A PARTIR DE IMAGENS DIALÉTICAS

Autores/as

  • Renato Silva Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CAMPUS DOM BOSCO SÃO JOÃO DEL REI - MG

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v9i1.2897

Resumen

Giotto di Bondone foi um artista importante por quebrar as regras fixas da pintura medieval. A partir de imagens dialéticas, interrompeu uma tradição com um impressionante naturalismo das formas. Os afrescos de Giotto, executados na Capela Arena, em Pádua, mostram que o homem deve ser compreendido no seu todo, em que os elementos corporais devem dialogar com o espaço. O realismo das representações, o humanismo de seus personagens e o estabelecimento de senso de gravidade dos objetos pintados processam a interrupção com a arte bizantina e romântica. No entanto, a sua maior revolução está no uso da perspectiva presente na cena da Anunciação na Capela Arena. Mostraremos que os elementos estéticos de Giotianos são fundamentais para uma reconfiguração do espaço renascentista.

Biografía del autor/a

Renato Silva Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CAMPUS DOM BOSCO SÃO JOÃO DEL REI - MG

Doutor em História pela UFMG, professor e pesquisador do Departamento de Ciência Sociais; Professor de História do Brasil; Teoria e Metodologia da História; Ensino de História; História da África.

 

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Publicado

2020-07-06