Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v7i1.2341Resumen
O presente texto propõe investigar o impacto de construtos simbólicos e culturais de gênero que influenciam tanto a escolha, quanto a formação para o magistério de estudantes do sexo masculino, no curso de Pedagogia. Por meio da Análise Temática de Bardin (1979), foram identificados elementos de gênero presentes no âmbito da construção da identidade profissional docente que reforçam sectarizações, nomeando lugares ocupados por mulheres e homens na escola. Os resultados apontaram forte interferência dessa categoria na escolha do curso e na área de atuação, direcionando elas à sala de aula e eles aos cargos de direção e planejamento, evidenciando antigos binarismos e jogos de poder, ressaltando que ainda há muito a ser (des)construído nesse universo.