Sobrevivências na memória: uma possível abordagem visual de um confronto * Survival in the memory: a possible visual approach to a confrontation
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v6i3.2162Resumen
Este artigo objetiva refletir sobre o uso de imagens como fonte para pesquisas históricas. Realiza-se um exercício de análise de uma fotografia do fotojornalista Carlos Rodrigues, referente ao conflito da luta pela terra ocorrido no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre, em 1990. Utiliza-se, para isso, o conceito de sobrevivência, de Aby Warburg. Essa fotografia pertence a uma série composta de setenta e três fotografias e faz parte do acervo do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul. Esta análise permite observar o diálogo formal entre registros de conflitos feitos em diferentes tempos históricos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.