Deveres e pós-deveres: reflexões sobre problemas de comportamento na escola * Duties and post-duties: reflections on behavior problems in school
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i2.1629Resumen
Este ensaio tece reflexões que visam a contribuir para a discussão de problemas de comportamento nas escolas de ensino fundamental e de ensino médio, focalizando situações relativas a posturas e atitudes exibidas por alunos. Faz inicialmente uma caracterização das sociedades contemporâneas, contrapondo a visão de alguns autores pós-modernos (Lyotard, Maffesoli e Bauman) à análise desenvolvida por Lipovetsky com base nos conceitos de hipermodernidade e de pós-dever. A partir deste, focaliza a ética do individualismo responsável, a qual se opõe tanto ao individualismo egotista quanto às éticas fundadas sobre uma concepção do dever que exorta à prática do bem, exigindo renúncia e sacrifícios. Os argumentos apresentados são discutidos com o auxílio da teoria da argumentação de Perelman e OlbrechtsTyteca, a qual se apóia em um modelo de racionalidade que permite tratar o discurso de outrem como problema, sugerindo novas interpretações e propondo questionamentos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.