Jesuítas e índios nas “Missões Austrais”: uma experiência na pampa argentina (século XVIII) * Indians and jesuits in the “Austral Missions”: an experience on the “pampa argentina” in the eighteenth century

Autores/as

  • MARIA CRISTINA BOHN MARTINS Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora dos Cursos de História da Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista de Produtividade do CNPq – Nível 2.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i2.1250

Resumen

A missão por redução foi uma prática amplamente utilizada pelos padres da Companhia de Jesus em suas intervenções junto às sociedades indígenas. As condições em que se originaram e desenvolveram estes “pueblos de indios” contudo, conheceram particularidades relacionadas, entre outras coisas, às características particulares dos grupos abordados. Este texto analisa as missões constituídas junto aos índios “pampas e serranos” da campanha bonaerense nos meados do século XVIII, procurando refletir sobre a conjuntura em que elas foram projetadas e sobre as circunstâncias do seu insucesso.

 

Biografía del autor/a

MARIA CRISTINA BOHN MARTINS, Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora dos Cursos de História da Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista de Produtividade do CNPq – Nível 2.

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora dos Cursos de História da Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista de Produtividade do CNPq – Nível 2.

Publicado

2014-09-22