Possíveis fontes das estratégia didática de Betti Katzenstein * Possible sources of Betti Katzenstein’s teaching strategy

Autores/as

  • Claudia Roberta Borsato Doutorado em Educação (USP). Pós-Doutorado pela USP.
  • Marcus Vinicius da Cunha Docente - USP

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i1.1130

Resumen

Este trabalho tem por base uma pesquisa anterior que analisou uma série de artigos de Betti Katzenstein publicados entre 1947 e 1948 na coluna Clínica Psicológica, seção do Caderno Feminino do Jornal Folha da Manhã do Rio de Janeiro. A referida pesquisa revelou que alguns artigos eram elaborados na forma de diálogos entre duas personagens fictícias – Dona Anastácia, uma mulher de pouca instrução, e uma Psicóloga –, sendo esta uma maneira de a autora instruir seus leitores acerca de estratégias retóricas de persuasão. O presente trabalho focaliza as possíveis fontes de inspiração de Katzenstein, no que tange a essa estratégia didática. São analisadas as publicações da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos entre 1944 e 1948, em busca de matérias relativas a metodologias de ensino e também dois livros (O teatro da espontaneidade, de 1923 e Psicodrama, de 1946) de autoria de Jacob Levy Moreno, criador do Psicodrama.

 

 

Biografía del autor/a

Claudia Roberta Borsato, Doutorado em Educação (USP). Pós-Doutorado pela USP.

Doutorado em Educação (USP). Pós-Doutorado pela USP.

Marcus Vinicius da Cunha, Docente - USP

Docente - USP

Publicado

2016-03-29