Possíveis fontes das estratégia didática de Betti Katzenstein * Possible sources of Betti Katzenstein’s teaching strategy
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i1.1130Resumen
Este trabalho tem por base uma pesquisa anterior que analisou uma série de artigos de Betti Katzenstein publicados entre 1947 e 1948 na coluna Clínica Psicológica, seção do Caderno Feminino do Jornal Folha da Manhã do Rio de Janeiro. A referida pesquisa revelou que alguns artigos eram elaborados na forma de diálogos entre duas personagens fictícias – Dona Anastácia, uma mulher de pouca instrução, e uma Psicóloga –, sendo esta uma maneira de a autora instruir seus leitores acerca de estratégias retóricas de persuasão. O presente trabalho focaliza as possíveis fontes de inspiração de Katzenstein, no que tange a essa estratégia didática. São analisadas as publicações da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos entre 1944 e 1948, em busca de matérias relativas a metodologias de ensino e também dois livros (O teatro da espontaneidade, de 1923 e Psicodrama, de 1946) de autoria de Jacob Levy Moreno, criador do Psicodrama.